quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cultura de Quinta

Vira e mexe me deparo com a surpresa deboche das pessoas pelo meu linguajar mineiro de ser, utilizo com muito frequência os termos que caracterizam um verdadeiro mineiro (uai, trem, bão, sô etc...). Para entender um pouco de nossas expressões mineiras o Cultura de Quinta dessa quinta apresenta a origem da expressão UAI aplausos.

Os Inconfidentes Mineiros*, patriotas, mas considerados subversivos* pela Cora Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da política lusitana*. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica*, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da maçonaria nas portas dos esconderijos.
Lá dentro, perguntavam:
- quem é?
E os de fora respondiam:
-UAI - as iniciais de União, Amor e Independência.
Só mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes.
Conjurada* à revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas*. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário.

Fonte: Jornal Correio Brasiliense.

Agora eu entendi tudooooooooo... por isso que a Mariquinha não abriu a porta, talvez se ele tivesse falado UAI ao invés de "abre a porta Mariquinha"...

Para os termos com * já sabe né? Sabe não? Procura no Google uai...

POST By @guihds

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...