quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cultura de Quinta

Alalaô ô ô ô ô ô ô mais que calô ô ô ô ô ô...

E é nesse espirito carnavalesco que iniciamos a véspera do fim de semana.
Como estou indo para a Bahia neste carnaval pensei em homenagear o estado que geograficamente se assemelha muito ao nosso país, estado este que é bastante enérgico aos finais de semana, exportador de cultura e de um povo laborioso*.
Então resolvi na Cultura de Quinta de hoje, postar a origem da expressão “Rodar a Baiana”.

Mas para minha surpresa, essa expressão não tem nada a ver com a Bahia, mas tem a ver com o carnaval então fica valendo a homenagem só muda o homenageado.
Pois bem, tudo começou no início do século 20, no Rio de Janeiro, local de famosos desfiles de blocos de carnaval, já naquela época.
No meio desses blocos tinha tem alguns espertinhos que tascavam um beliscão nas nádegas das moças. Para sanar* o problema, alguns capoeiristas passaram a se fantasiar de baianas com direito a saia rodada e turbante na cabeça. Assim, ao primeiro sinal de desrespeito, aplicavam um golpe de capoeira. As pessoas que assistiam aos desfiles não entendiam nada, só viam a baiana rodar e começar toda a confusão e assim surgiu a expressão Rodar a Baiana.

Dica do @diadopagamento para os homens: Não saia falando essa expressão por aí... Me escute.

*Procura no Google

Mamamamamamãe eu quero... mamãe eu quero... mamãe eu quero mamaá
dá a chupeta... dá a chupeta... dá a chupeta pro bebê não chorá...


POST By @guihds

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...