quinta-feira, 8 de março de 2012

Cultura de Quinta

Uma expressão de origem desconhecida e etimologia* muito discutida é o "O.K." pronuncia-se ó quêi. Equivale à expressão em português "Está bem!”.

A expressão tornou-se comum a partir dos meados do século XIX nos Estados Unidos da América, mas a sua origem é incerta.
Mas de todas as possíveis origens (alemã, indígena norte-americana, grega, afro-americana, 8º presidente dos EUA, escravatura nos EUA, no zero absoluto e na guerra), as mais interessantes são a origem durante a escravatura nos EUA e na guerra.

Na época da escravatura nos EUA, quando nos campos de algodão do sul, os escravos apresentavam-se com o seu carregamento diante o capataz, este dava-lhes em francês (muitas regiões do sul dos EUA falavam francês na época) o visto favorável com a expressão "Au quai" que significa "ao cais (de carga)", dito pelos não-franceses como Oll Kway.

Já a teoria mais aceita é a de que o O.K. vem de um sinal com a mão utilizado pelos soldados norte-americanos, o qual significa que está tudo bem, ou certo. Este sinal lembra um "O" formado com os dedos Polegar e Indicador se encostando nas pontas em forma de círculo como na figura ao lado, e supostamente forma um "K" com os demais dedos levantados. A informação na guerra é proveniente da identificação de soldados mortos. Quando era feito o balanço da quantidade de mortos diária eram mostrados em números a quantidade, seguido da palavra Killed. Quando o número de soldados mortos era igual a ZERO "0" a placa de identificação erguida era 0K (zero killed), e assim foi criada uma simbologia de notícia boa, com o tempo, o ZERO "0" acabou virando a letra "O" e daí se deu a origem da palavra OK.

Creio que essa expressão seja suficiente pra substituir a expressão " Entre mortos e feridos salvaram-se todos", ou seja, zero zilled <=> 0k = OK. Fikdik pra quem assim como eu é uma pessoa de poucas palavras. 


Tá OK...


POST By @guihds

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...