quinta-feira, 15 de março de 2012

Cultura de Quinta

Hoje é Quintaaaaaa uhul....véspera de final de semana :)

Esta eu em minha sala de aula prestando a atenção na aula claro quando sou presenteado com uma moeda e "one cent" essa moeda se não me engano contem o rosto de Abraham Lincoln...daí fiquei imaginando..."como será que surgiu a expressão cara ou coroa?" tudo a ver neh!?

Pois bem Esta expressão tem a ver com as antigas moedas portuguesas, que numa face tinham uma cara e na outra uma coroa. Nestas antigas moedas, a cara representava o valor da moeda, enquanto a coroa fazia menção à Coroa portuguesa. Assim, hoje, continuamos a considerar cara o valor nominal da moeda; enquanto coroa, a outra face - geralmente contendo um brasão ou simbologias diversas sobre o país de origem, ou até mesmo um rosto.

É isso mesmo não troquei as bolas não, se você leu atentamente o parágrafo acima deve ter pensado: "Que sonseira ele inverteu a cara com a coroa, a cara é a parte da moeda onde aparece o rosto e a coroa a face que mostra o numeral de valor do dinheiro"

Lamento informar mas ledo* engano! Na realidade o rosto que corresponde ao verso, representa a efígie* com seu barrete frígio*, símbolo da liberdade nos primórdios da democracia greco-romana (na idade média e também nos tempos contemporâneos também significou a COROA, ou seja: o Reino ao qual pertencia a moeda). Já o numeral de referência do valor monetário que todos associam à coroa, nada mais é do que a real CARA da moeda (também denominada de anverso), ou seja, a parte frontal, frente, frontispício*, apresentação, enfim.

Agora não faça uso dessa cultura adiquirida para poder surrupiar* em jogos de cara ou coroa não hein... ;)

*Google

POST By  @guihds

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...