quarta-feira, 11 de abril de 2012

A segunda teoria de Sigmund Freud explicada por The Walking Dead


the walking dead quarto geek Como a segunda teoria de Sigmund Freud pode ser explicada por The Walking DeadCom o fim da segunda temporada de The Walking Dead, que quebrou o record de audiência da TV por três vezes seguidas, a última com 9 milhões de pessoas assistindo!
A série procura mostrar um mundo onde quem morre se transforma automaticamente em zumbi, o como ainda não foi revelado, mas conforme minhas contas temos maior quantidade de gente morta que viva, então os números são a favor dos zumbis (sem falar de que quem está vivo alguma hora vai morrer…).
Formulando estudos sobre a parte da mente humana desconhecida, Freud em sua segunda teoria fala sobre (o aparelho psíquico) Id, Ego e Superego, mas quem são esses caras?
shane the walking dead quarto geek Como a segunda teoria de Sigmund Freud pode ser explicada por The Walking DeadShane, o Id.
Id (isso, ele) é a parte da mente que é regida pela satisfação, pelo prazer, é a vontade o desejo, aquilo que você simplesmente quer, a saciedade de sua vontade sem se importar com qualquer outra coisa, o Id realiza, mas só para o seu prazer, Shane planejava tudo para que seus desejos como continuar vivo, continuar com a mulher de Rick, tomar a fazenda, entre outras coisas, para a parte Id do ser humano não existe a palavra NÃO, o Id pode desistir, nunca dizer não, um Id tem duas pulsões, a de vida que é a paixão pelas coisas e a de morte que é agressividade, compulsão e inércia. O Id é nossa criança mimada que tudo deseja e que tudo quer fazer. Ele é exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta e dirigido ao prazer. São os instintos.
rick the walking dead quarto geek Como a segunda teoria de Sigmund Freud pode ser explicada por The Walking DeadRick, o Ego.
Ego (eu) é o equilibrista que nasce depois do Id, sua função é trazer a realidade, a razão ao Id, a harmonia entre desejos, realidade e exigências do Superego, planejando e esperando a hora certa de satisfazer os desejos, obtendo o máximo de prazer e o mínimo de consequências. É o controle dos instintos. Rick é o moderador, sempre pensando e pesando as ideias e alternativas para o bem maior do gupo em um tempo exato, sempre ouvindo as queixas de todos e tentando saciar todos os desejos com menos perda possível. Ele busca a harmonia.
dale the walking dead quarto geek Como a segunda teoria de Sigmund Freud pode ser explicada por The Walking DeadDale, o Superego.
Superego (super eu) é a consciência moral que representa os valores da sociedade, ele inibe e pune com a culpa todo sentimento contrário as regras morais, surge depois de formado o Ego, quando a criança começa a se perceber em sociedade e deseja agradar aos pais para ser aceito. Dale é a base da sociedade antiga, sua visão de certo e errado é a única coisa que acredita ser a barreira moral e mental entre zumbis e humanos, quando ele diz não devemos matar, está reconhecendo que em sociedade aquele tipo de atitude não seria aceita. O “pai repressor”, o “Big Brother”. Ele é o remorso e a consciência moral. É o freio aos instintos.
No meio da luta entre Id que quer realizar o que deseja, seja na imaginação ou na realidade e o Superego que quer fazer o que é moral e aceito em sociedade, fica o Ego, quando o Ego é muito pressionado surge, segundo Freud, a ansiedade, quando o Superego é inibido surge uma pessoa sem remorsos (psicopatas) e quando o Id é inibido surgem pessoas sem vontade (depressivos).
Agora com Shane e Dale mortos Rick precisa tomar todas as decisões, ser tanto o desejo quanto o repressor, ou novos Id e Superego vão precisar se levantar…

Vi aqui
Postei essa só pq entrei no blog dos Irmãos Brain e tinha tirinha nova por lá. Será que agora vai??
POST By @DScarabelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...